Após a aula Magna e a abertura institucional, tivemos nossa primeira reunião com os coordenadores Luiz Fernando, Andrea da Silva e as supervisoras Mítia Costa, Mércia Isabel, Socorro Assunção e nós, pibidianos. Nesta reunião, tive a sensação de início efetivo das atividades, pois o primeiro contato é sempre mais voltado às apresentações.
Iniciamos com um momento teórico de formação em forma de apresentação power point. A professora Andrea foi muito pertinente nos temas que trouxe para as discussões. Falamos sobre a leitura no ensino fundamental, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e nossas concepções de língua e linguagem e a importância em pensar e repensar essas questões para a elaboração de alternativas para otimizar o ensino de língua portuguesa nas escolas (mas não somente) e os despertem para a leitura usem da língua e linguagem ao seu favor.
É muito interessante refletir como ainda temos trabalho a fazer em relação à educação brasileira. Quando eu era aluna da educação básica, sentia algumas dificuldades e questionava-me sobre alguns assuntos, como por exemplo: “Por que eu preciso aprender esses nomes difíceis, quando usarei essas regras e teorias?” É estranho pensar que uma criança questione tais coisas, mas é certo que caímos no equívoco de desconsiderar a esperteza e sensibilidade ao mundo da criança, corremos o risco de não explicá-las o motivo e funcionalidade das coisas, de modo que podem sair do ensino fundamental sem muito gosto para os estudo e até mesmo para a leitura em si, visto que o Brasil possui uma média baixíssima de leitura anual.
Partindo dessa reflexão pessoal, conecto-me à fala da professora Andrea sobre a importância de incluir a leitura inter e trans disciplinar desde o ensino fundamental. Refletir sobre tais questões é pensar também em alternativas de ensino. De que forma podemos, enquanto professores, mudar a realidade atual e despertar o alunato para a leitura?
Talvez um dos primeiros passos a tomar, ainda que difícil, seja nós mesmos nos tornarmos leitores assíduos, compreendendo a língua enquanto forma de se colocar no mundo, não apenas um conjunto de regras, assim é possível iniciar o processo de imersão na linguagem e língua, mostrando aos alunos sua funcionalidade e força, na intenção de romper a tradição dos alunos ingressarem no ensino médio sabendo pouco ou quase nada a respeito do que estudou e viu.
Esses momentos de reunião e formação, são muito enriquecedores no que diz respeito a despertar reflexões que fazem toda diferença na nossa caminhada de futuros professores, bem como nos voltar à leitura, os professores, além de nos incentivar, nos indicou na reunião sites e formas de ter acesso a mais variedades de livros e gêneros literários.
Por fim, discutimos sobre o compromisso de cada pibidiano com o seu blog individual, o mesmo para o qual escrevo nesse momento, como disse em outra publicação, acredito que a experiência com o blog, de escrita e leitura tem muito a me ofertar, por ora, sigo vivendo o processo. Além disso, teremos um blog para todos, chamado por “Blogão” hahah segue o link: https://blogaopibid20.blogspot.com/. Por hoje é só!
Pibeijos,
Wanneska
Nenhum comentário:
Postar um comentário