Segue abaixo minha atividade sobre os artigos propostos e reflexões advinda dos mesmos:
Leitura 1: O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para o (re)encontro com o mundo da leitura (PEREIRA, 2020)
Após a leitura do artigo 1, identifique:
1) Momentos, marcas , sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa, professor-pesquisador, bolsistas/colaborador em formação - em construir um "lugar de fala", que aponta para posturas e imposturas.
A pesquisa de um modo geral e sucinto, consistiu em construir um projeto de leitura dos clássicos, porém, na medida em que os/as pesquisadores/as lançaram seus olhares para o ambiente de pesquisa, também precisaram lançar para si mesmos no momento em que perceberam que para falar e tentar construir um hábito de leitura nos alunos, os/as próprios/as bolsistas e colaboradores/as deveriam possuir esse hábito, porém, nem todos tinham, foi dessa forma que foi preciso também iniciar um processo de formação de um/a leitor/a-bolsista, foi nesse momento em que se perguntaram: "Como falar de leitura para as crianças do Ensino Fundamental se os próprios professores-bolsistas/colaboradores também não liam?" (PEREIRA, 2020, p.9), e este é um movimento explícito de construção de um "lugar de fala"
2) Onde pode ser vista a noção de WINKIN (1998) do "saber estar com!", que aponta para a postura da não neutralidade do pesquisador no campo.
Primeiramente, o fato da abordagem a ser adotada pelos/as pesquisadores/as ter sido escolhida a partir da observação da realidade dos alunos e pensando no que mais faria sentido naquele contexto, com suas dificuldades e empecilhos, nos mostra que a educação e suas pesquisas não é automatizada e não deve ser neutra, o/a pesquisador pode e deve escolher o que, embasado em suas pesquisas, julgue melhor para atingir progresso em sala de aula, como o caso do projeto citado no artigo.
Outro momento que podemos ver a noção do "saber estar com", é o próprio movimento de precisar ter pesquisadores/as leitores/as em suas experiências pessoais, para que pudessem exercer uma postura ativa na indicação de leituras e discuti-las com uma propriedade que a neutralidade não permite.
Leitura 2: Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência (SILVA, SIQUEIRA, GOMES, 2021)
Após a leitura do artigo 2, identifique:
1) Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998), do "saber ver!", ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com o outro.
É possível ver essa noção logo no início do projeto. O que foi inicialmente retratado pelos/as bolsistas e professores/as supervisores/as foi a falta de interesse dos/as alunos/as nas leituras propostas pela escola - que eram sempre leituras de literatura canônica. O movimento de "saber ver", teorizado por WINKIN (1998), onde estranhamos o familiar e nos familiarizamos com o estranho, começou a se construir quando os responsáveis pelo projeto propuseram uma novidade: que os/as alunos sugerissem as próximas leituras, dentro ou não da literatura clássica, assim se fez: a nova lista de livros não tinha nada a ver com as leituras antes propostas, assim, com a introdução desse novo, os/as alunos/as e pesquisadores/as puderam estabelecer alguns progressos, como foi visto na aula que os/as pesquisadores/as levaram o poema do escritor Jorge Lima, O poema do narrador, para que o relacionasse ao livro que estavam lendo, o que foi uma experiência muito rica de troca e interação dos alunos.
A quebra de paradigma e a capacidade de "saber ver" com o olhar do pesquisador etnográfico, possibilitou muitos avanços no projeto apresentado no artigo, não à toa os autores nos dizem: "O projeto Pibid em desenvolvimento na Escola Estadual Onélia Campelo tem mostrado que os jovens gostam de ler e se interessam pela leitura. A questão que, para nós, ficou saliente, é que os alunos preferem ler obras que eles mesmo escolheram (...)" (SILVA, SIQUEIRA, GOMES, 2021, p.134). O exemplo deste projeto nos deixa muitas reflexões, sendo a principal: é realmente preciso "saber ver" para que possamos influenciar positivamente nossa ambiente de pesquisa.
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