sábado, 3 de abril de 2021

Reunião do dia 24/2/2021


        A nossa sexta reunião marcou a nossa volta das nossas férias. 

        Foi uma reunião bastante proveitosa, sempre com muito conteúdo para apreender. Iniciamos conversando sobre a nossa atividade acerca do filme Xingu. Como já comentado neste blog, estamos construindo uma visão etnográfica de pesquisa na Linguística Aplicada, para que assim, possamos utilizar de seus artifícios para pesquisar em sala de aula no PIBID.

        O primeiro momento do nosso encontro foi dedicado para que algumas duplas da atividade falassem um pouco sobre seus registros e o que cada escolha trouxe sobre o movimento "encontro com o outro" em uma visão etnográfica, foi uma partilha muito rica, pois pudemos ver além de nossas visões sobre o filme. Eis o link da minha atividade com o meu colega Silvino (https://pibidiandohoje.blogspot.com/search/label/Atividade%20%231). Nesta reunião, Silvino e eu apresentamos e falamos um pouco sobre a cena 4 e 9 no nosso trabalho.

        Logo após, a professora Andréa utilizou do gancho de nossas observações para continuar com a formação sobre a Etnografia, o que foi muito bom, pois desde o meu primeiro contato com esse termo, vinha confundindo alguns temas e conceitos, foi nessa reunião que pude separar a Etnografia "tradicional", se assim podemos chamar, que se trata da utilizada pela sociologia, da Etnografia incorporada pela L.A, que é a que nos interessa no projeto. 

        Sucintamente, a Sociologia utiliza da Etnografia com o principal objetivo estudar as culturas e os comportamentos dos mais variados grupos sociais. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita), é nesse sentido que as pesquisas são feitas. Já a Etnografia enquanto método de pesquisa na L.A, não visa o estudo de outra cultura e sim de outro grupo, com seus próprios métodos de funcionamento, a sala de aula pode e deve ser visto como um outro grupo que possui seus próprios costumes, e é dever do pesquisador saber como chegar e instalar-se para observar e tirar suas conclusões, elaborando soluções para os impasses encontrados.

        Todos esses conceitos pudemos ver e analisar através do filme Xingu. A professora Andréa conseguiu fazer links perfeitos para a compreensão e eu pude começar a entender a Etnografia como abordagem de pesquisa, além do mais, também nos foi apresentado as noções da mesma, que consistem em "saber ver", "saber estar com" e "saber escrever", é preciso plena consciência dessas etapas para elaborar uma boa pesquisa na área, que é o que pretendemos fazer ao longo do ano com as turmas das escolas que estarão com o PIBID. 

        Para finalizar, nos foi passado uma atividade para absorvermos melhor na prática todos os conceitos apresentados: devemos ler dois artigos, são eles: 
            1. O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para o (re)encontro com o mundo da leitura; (PEREIRA, 2020)
             2. Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência (SILVA, SIQUEIRA, GOMES, 2021)
        A partir dos dois textos, devemos analisar como as noções e conceitos etnográficos se manifestam nessas duas pesquisa. Em breve, postarei a atividade aqui. 



Por hoje é só,
Pibeijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião do Subgrupo - 20/5/2021

        Nossa reunião de hoje foi animada e cheia de partilha sobre a aula passada. Compartilhamos nossas impressões sobre a turma e sua rea...