A aula de hoje contou com a nossa primeira intervenção direta, enquanto pibidianos. Escolhemos aprofundar ainda mais o tema já apresentado em aulas anteriores pela professora - as tipologias textuais, dando enfoque ao tipo narrativo e descritivo.
A atividade foi executada por mim, Mirele e Nadja. De início, Mirele apresentou um mapa mental, bem ilustrativo e didático, contendo informações básicas acerca dos tipos textuais. A ideia do mapa mental surgiu da observação de uma não fixação do conteúdo, por parte dos/as alunos/as. Assim, pensou-se que um material ilustrado, ajudaria nesse processo. A apresentação incitou uma boa participação da turma, que demonstrou dúvida e elogiou o material.
Logo após, apresentei, para exemplificar os tipos anteriormente explicados, trechos do conto A causa secreta, de autoria de Machado de Assis. A partir dos trechos, fizemos uma leitura interativa e com bastantes comentários. A turma se mostrou muito interessada e pareceu compreender, na prática, o que seria um texto descritivo e um texto narrativo.
Por fim, Nadja apresentou um material elaborado por Kissya, na intenção de explicar a atividade que passaríamos. O material retomou o exposta sobre o tema e propôs a seguinte atividade: todos/as devem elaborar um texto descritivo a partir de uma imagem de escolha individual, e enviar no Google Sala de Aula. Todos/as foram de acordo e ficamos acordados assim.
Após a aula, senti grande satisfação com a turma e o caminho trilhado até agora por nós. São alunos e alunos extremamente capazes e inteligentes, no entanto, o online tem nos tirado diversas oportunidades de observar melhor tais movimentos, porém, é possível converter algumas das dificuldades que encontramos em estratégias de ensino e interação. O que o PIBID tem feito, junto com a professora Mítia e todo o seu apoio, tem sido incrível, de forma que já é possível ver alguns frutos, como a maior interação dos alunos após a prática constante do Me Lendo. No mais, esperamos que mais e mas frutos sejam perceptíveis. Por hoje é só.
Wanneska <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário