O dia 24/3 foi o dia da Webinar promovida pela Prograd e teve como título "PIBID E PRP como espaços de aprendizagem na e para a formação de professores e contou com a presença da professora Suzana Barrios como palestrante
A nossa presença enquanto pibidianos foi requerida por nossos coordenadores, pois o conteúdo abordado era de nosso interesse, e de fato foi. Além de nos desafiar mais uma vez ao modelo remoto de evento, exigindo de nós uma atenção redobrada, o evento foi extremamente pertinente e a fala da professora Suzana, importantíssima.
Ela abordou, das 17h às 19h, temas sobre o funcionamento do PIBID e do PRP, e tempos normais e tempos de pandemia, nos mostrando sua relevâncias nos dois cenários para nossa formação enquanto professores e professoras. Nos fazendo questionar: "Qual educação queremos e qual o papel do PIBID nisso?"
Longe fisicamente das salas de aula e impossibilitada de ter experiências físicas com o ensino, me sobra bastante tempo para refletir sobre a nossa educação atual e como a queremos daqui pra frente, com novas gerações de alunos, professores e métodos de ensino.
Como o fato de não termos aparatos e alternativas suficientes e efetivas para dar continuidade a educação no modelo remoto, óbvio que não estávamos preparados/as para uma pandemia, mas já não estava na hora estarmos preparados para a internet e suas tecnologias, em pleno século das inovações tecnológicas? Antes mesmo do novo corona vírus, não já vivíamos imersos na internet e suas funções, chamadas de vídeo, e-books, questionários, pesquisas rápidas e afins? Não já estudávamos através da internet? Então por que a educação sofreu tanto o impacto do não-presencial?
É fato que a pandemia trouxe diversas sequelas externas para a saúde mental dos/as professores/as e dos/as aluno/as, que ultrapassam os meios de ensino, porém, não podemos negar o caráter conservador e pragmático da nossa educação brasileiro, além das desigualdades que atravessam o processo da educação, é por isso que devemos, de forma urgente, pensar e repensar qual educação queremos e, em nossa realidade, qual o papel do PIBID nisso.
No mais, entendemos que é necessário e urgente conversar sobre a educação atual e o rumo que ela está traçando e ainda irá traçar nessa realidade pandêmica e pós-pandemia. Enxergar a educação como direito universal é inquestionável, lutar por uma igualdade de acesso e ensino é crucial para garantir esse direito a todos/as. Dessa forma, julgo o PIBID como uma ótima oportunidade de começar a construir um caminho mais concreto para a educação para todos/as, sem esquecer que a educação tem pressa.
Pibeijos <3
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