terça-feira, 6 de abril de 2021

Participação em aula da supervisora Mítia Costa - 31/3/2021

                                


        No dia 31/4/2021 participei pela primeira vez, junto aos meus colegas de subprojeto do Pibid, da aula do nono ano, comandada pela professora Mítia Costa na escola Pompeu Sarmento. Apesar de já ter tido experiência em sala de aula, essa foi a primeira vez que tive num formato online e de forma mais direta.

        Saí de aula com diversos questionamentos, um deles foi materializado na imagem que criei acima. Podemos observar o livro atrelado ao sinal da internet sem fio e suas ondas de conexão passando de tela em tela conectando os/as alunos/as a um só momento: A aula. 

        É angustiante pensar na eficácia deste modelo, como a informação está chegando a esses alunos/as, como pensar que muitos tinham momentos de sossego somente na escola, agora estão tendo que lidar com o ambiente casa e escola em um só. Muitas questão em volta da educação no contexto de pandemia foge das nossas possibilidades de ação, seja da professora titular, ou de pesquisadores, como nós. Nesse sentido, o que está em nossas mãos? Essa é uma pergunta que pretendo ao longo do projeto responder juntamente a supervisoras e meus e minhas colegas.  

        Porém, há muito já sendo feito. Gosto bastante da criatividade e a forma como a professora Mítia lida com os conteúdos da disciplina e o momento em que estamos vivendo. Como já foi postado aqui, uma de suas atividades consistiu na construção de um material multimodal acerca das leituras passadas em sala de aula. Acredito que é muito nesse caminho que devemos caminhar, incitando a criatividade dos/as alunos/as, abrindo o leque de possibilidades de criação, usando as tecnologias ao nosso favor, pois existem infinitas combinações multimodais e semióticas que podem ser usadas na elaboração de um trabalho sobre gêneros textuais, por exemplo, que se refere ao assunto ministrado na aula em questão. 

        Além disso, há outras questões enfrentadas pelas professoras atualmente, não só na escola Pompeu Sarmento e não só a professora Mítia. Algumas aulas ministradas de forma síncrona através do GoogleMeet são invadidas por usuários desconhecidos que abrem o áudio para falar atrocidades. Na aula do dia 31/4 aconteceu a primeira vez sob a ministração da professora, ficamos assustados/as com a quantidade de gente desconhecida entrando e atrapalhando a aula por meio do chat e/ou áudio. É triste pensar que além das inúmeras questões que precisamos lidar na educação, temos ainda que pensar nesses casos, que tiram e influenciam a concentração e foco dos/as alunos/ - que já não existe de forma completa. 

        Dito tudo isso, estou animada e esperançosa. A aula, além dos imprevistos, foi ótima e os/as alunos são muito participativos e aparentam ser interessados. Nesta aula e na próxima, trataremos de gênero textuais. O gênero de hoje foi Conto e o conto lido foi o "Rouxinol e a Rosa" de Oscar Wilde, nos próximos encontros o autor e seus contos continuará sendo trabalho. 


Por hoje é só,
Pibeijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião do Subgrupo - 20/5/2021

        Nossa reunião de hoje foi animada e cheia de partilha sobre a aula passada. Compartilhamos nossas impressões sobre a turma e sua rea...