No dia 07/04/2021 realizamos a nossa segunda participação na aula da professora Mítia Costa que se inicia às 13h30min e termina às 14h40min. Tivemos um encontro bastante proveitoso e que nos fez refletir a respeito de muito.
No primeiro momento, a professora fez uma breve fala a respeito do Pibid e de nós, pibidianos/as. Nos apresentamos mais formalmente e fomos muitíssimos bem acolhidos pelos alunos. A professora nos chamou a atenção para o fato de termos a presença de três gerações em uma só sala de aula: a geração dela, já formada há um tempo, a nossa geração, enquanto graduandos e a dos alunos, estudantes do ensino fundamental e cheios de questões acerca do futuro. Refletimos brevemente sobre a riqueza desse encontro de gerações, pois quanto mais diferentes nossas vivências, mais podemos aprender com o outro.
Na aula do dia anterior (06/04), da qual não participei, os alunos sugeriram que nós ministrássemos aula também, levaremos o ponto para a nossa reunião interna, porém, desde já, ficamos animados/as. É perceptível que a turma, em geral, apesar das dificuldades diversas que nos deparamos nesse momento, certa vontade em aprender e interagir. Porém, há muita timidez e às vezes, distrações no meio do caminho do ensino e aprendizagem, mas estamos nesse caminho para driblar as dificuldades e evoluirmos juntos/as.
Ao decorrer da aula a professora abordou o assunto "Variedade Linguística" a partir de uma dúvida de um dos alunos a respeito do que é certo na língua e o que não é. Tivemos uma discussão interessantíssima sobre o tema. Conversamos sobre variações da mesma palavra, a norma culta e suas dificuldades de acesso, a problemática em usar o termo "erro de português" e afins.
No entanto, no meio de uma reflexão muito proveitosa, tivemos novamente o incidente da aula anterior: pessoas de fora da turma entrando na sala do GoogleMeet para promover baderna e atrapalhar a aula. Após a professora remover as pessoas da sala, não tivemos mente para continuar a aula, porém, conversamos bastante sobre a resistência da educação em todos os seus momentos,
A situação atual da educação no Brasil está bastante comprometida devido as consequências que a pandemia nos trouxe. Não é preciso muito para entender que o processo de ensino e aprendizagem não é o mesmo na modalidade online, os/as alunos/as possuem diversas dificuldades de acesso, concentração, alguns não possuem um ambiente tranquilo para o estudo, mas, apesar de tudo isso, estão lá em todas ou quase todas as aulas. A escola enquanto todo o corpo docente e administrativo vem, também, criando estratégias de melhoramento do ensino, mesmo difícil, resistem.
A partir disso, ficamos tristes com esses novos obstáculos que vêm atrapalhando de forma tão incisiva as nossas aulas. Foi pensando nisso que entendemos nosso lugar de defensores da educação e resistentes. Seguiremos firmes na construção de uma educação efetiva, venceremos mais essa dificuldade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário